PALAVRA DE SAÚDE - Com o médico urologista André Brasileiro

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Doutor, por que você não está olhando nos meus olhos?
Certa vez, atendia um paciente com deficiência visual, em exames de rotina para a prevenção do câncer de próstata. Ele nada enxergava pois perderá a visão em decorrência da diabetes.

Eu era mais jovem e, por certo, menos experiente, e perguntava suas queixas sem levantar os olhos do papel. 

Como o paciente tinha excelente audição, perguntou-me por que não olhava nos seus olhos ao falar, uma vez que assim se sentiria melhor atendido. Envergonhado, pedi desculpas e passei a conversar olhando nos seus olhos...


Essa cena ocorreu há mais de 10 anos mas segue tão atual na minha memória, sempre fazendo-me erguer os olhos para melhor "ouvir".

E não olhar nos olhos do nosso paciente tem sido um recorrente deslize de nós, médicos. 

O filósofo Jean-Paul Sartre já falava isso em seus textos. Dizia que nossa existência é confirmada pelo olhar do outro.

Aprendi isso com uma pessoa que não enxergava...


André Brasileiro
Urologista


0 comentários:

Postar um comentário