PALAVRA DE SAÚDE - Com o médico urologista André Brasileiro - BEBÊ DE PROVETA

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

André, qual a diferença entre inseminação e fertilização, quando se fala em bebê de proveta?

Bem, amiga, em reprodução assistida, que a especialidade que ajuda os casais inférteis a terem filhos, existem graus variáveis de técnicas, de acordo com a sua complexidade.

A INSEMINAÇÃO INTRA-UTERINA é a técnica menos complexa, que consiste na deposição dos espermatozóides no útero, com a utilização de um cateter. Para esses casos, é necessário que o homem tenha um espermograma normal ou, pelo menos, uma diminuição moderada dos espermatozóides, pois são necessários um mínimo de 5 milhões por ml após a preparação do sêmen (que chamamos de capacitação). Está indicada, principalmente, nos casos em que a mulher apresenta alterações no muco e a taxa de sucesso média é de 50% após seis tentativas.

Já a FERTILIZAÇÃO IN VITRO é mais complexa, requerendo que se aspire folículos com oóocitos da mulher e os coloque próximos dos espermatozóides do parceiro, em ambiente laboratorial, facilitando a aproximação entre eles e a consequente fertilização e formação de pré-embriões. Depois, transferem-se esses pré-embriões para o útero da mulher. Essa técnica pode ser utilizada para casos mais difíceis de infertilidade, com número de espermatozóides entre 1 a 5 milhões por ml (após a capacitação do sêmen), em casos de obstrução tubárias nas mulheres ou nas situações em que houve falha da INSEMINAÇÃO INTRAUTERINA. Sua taxa de sucesso chega a 75% após 3 tentativas.

Existe ainda uma terceira técnica, ainda mais complexa, que consiste na colocação de um espermatozóide dentro de um oócito, formando um embrião. É a INJEÇÃO INTRACITOPLASMÁTICA DE ESPERMATOZÓIDE ou simplesmente ICSI. É feita nos casos mais severos de infertilidade e suas taxas de sucesso também situam-se em torno dos 70%.

Enfim, são essas as técnicas disponíveis para ajudar na reprodução humana. 
Mas, lembre-se, amiga!

Ser pai ou mãe não é conceber. É criar ! 

Os filhos adotivos são nossos filhos tanto quanto os que concebemos por via natural ou com a ajuda da ciência...


André Brasileiro
Urologista

0 comentários:

Postar um comentário